quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Trecho de Ernestina está sendo recuperado

O proprietário rural Gilmar Lopes entre Darci Júnior e
Bertônio no local onde está sendo reaberta a estrada.

Desde 2011, quando aconteceu um grande deslizamento de terra que destruiu cerca de 300 metros  da área da antiga linha férrea no trecho que liga a antiga Estação de Ernestina à Fazenda de Vinícius Araújo, que a rota do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil foi desviada naquele trecho passando pela propriedade de José Claudio Miranda. Com a queda, peregrinos a pé, de bike ou a cavalo, perderam não só os 300 metros onde a terra  caiu, mas também outros 2 km da antiga linha de trem, isto porque o desvio só pôde ser feito a 1 km depois da antiga estação.
Na semana passada o proprietário rural Gilmar Lopes contratou uma máquina para fazer um desvio acima do deslizamento, objetivando sua passagem de Caiana até sua propriedade. Para a retirada da terra Gilmar disse que contou com o apoio do proprietário Valtair Nogueira.
Acompanhado do Secretário de Obras de Caiana, Bertônio de Brito Moreti e de Darcy Cabral Júnior - Juninho, Albino Neves, Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, esteve no local para ver a obra e também a viabilidade da passagem dos caminhantes, ciclistas e cavaleiros por ali.
Segundo Gilmar Lopes o Caminho ficará seguro e possibilitará a passagem de pequenos veículos como jipes e pick- up's e também caminhantes, ciclistas e cavaleiros.
"Quisemos vir aqui, apesar da área ser fronteiriça de três Municípios, para averiguar como está sendo feito o serviço, tendo em vista que a recuperação do trecho é importante para proprietários rurais que residem em Caiana e também para os turistas do Caminho da Luz" destacou Bertônio, mesmo não sendo a Prefeitura de Caiana a responsável pelo serviço e pelas máquinas que estão executando o mesmo.
Juninho disse que sempre achou importante a passagem daqueles que peregrinam pelo Caminho da Luz em Caiana, principalmente depois da implantação do Bike Luz, quando os participantes pernoitam em sua cidade.
Albino Neves disse que só depois do serviço concluído e de consultar a Direção da ABRALUZ é que a Entidade tomará uma posição sobre a retomada do Caminho por aquele local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário