quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gruta da Pedra Santa e Caminho da Luz são destaques em vários meios de comunicação

Milhares de peregrinos comparecem todos os anos à Gruta da Pedra Santa, em Catuné.


Momento em que Albino Neves recebe, das mãos
do Ministro Pedro Novaes, o Troféu pelo caso
de sucesso ao lado do Secretário de Turismo Agostinho Patrus.
O Governo do Estado de Minas Gerais lançou na semana passada um projeto do Turismo Religioso e utilizou a experiência do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil e a celebração da Missa na Gruta da Pedra Santa, em Catuné, como modelo do turismo religioso em Minas Gerais.
Além de publicação no Diário Oficial, também vários Jornais de vários estados publicaram matéria versando sobre a Gruta da Pedra Santa e o Caminho da Luz, lembrando que o Caminho da Luz ganhou o troféu Roteiros do Brasil 2011, promovido pelo Ministério do Turismo, como "um caso de sucesso, roteiro e destino do turismo segmentado", prêmio recebido por Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, das mãos do então Ministro do Turismo Pedro Novaes durante o 6º Salão do Turismo  - Roteiros do Brasil que aconteceu de 13 a 17 de julho de 2011 no Anhembi/SP. O troféu foi recebido no dia 14 daquele mês.

Caminhantes oram na base da cachoeira.
No dia 31 de julho o Governador Anastasia anunciou a estruturação do Caminho Religioso da Estrada Real, que liga o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, na região metropolitana de Belo Horizonte ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo.
Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, "Os viajantes motivados pelo Turismo Religioso permanecem, em média, 2,6 dias no destino turístico, pouco mais da metade se hospeda em Hotéis e Pousadas". Outras características que definem melhor o turismo religioso: 41% possuem renda familiar até R$ 2 mil, metade tem mais de 50 anos; 40% deles possuem ensino médio e quase 70 % são originados do próprio Estado de Minas.
O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo. Existem cerca de 5 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos.

Monumento da Pietá está inserido na rota Sacra.
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, em 2010, 8,1 milhões de viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé, o que representa 3,6% de todas as viagens realizadas no Brasil. As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira. O turismo místico e esotérico também são nichos do turismo cultural no Brasil.
Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, disse que, como Presidente da Entidade, está criando uma nova rota, desta feita, uma rota Sacra que tem como marco esculturas de cerca de 2,30 metros de altura feitas pelo artista Afonso Barra e lembrou que, ao todo, já foram construídas 7 delas ao longo da rota do Caminho da Luz e que outras 3 serão construídas em breve para completar o roteiro Sacro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário