sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bike Luz reuniu dezenas de ciclistas de diversos estados da federação












Numa promoção da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ e Clube de Cicloturismo do Brasil, realizou-se no período de 1º a 4 a 4ª Edição do Bike Luz, passeio de cicloturismo pela rota do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, que tem início na base da Cachoeira de Tombos e termina no Alto Caparaó, havendo a opção dos participantes subirem o Pico da Bandeira, a Montanha Sagrada do Brasil com 2.892 metros, sendo a 3ª maior do país em altitude e a maior acessível. O local é o fim do Caminho da Luz para aqueles que fazem a peregrinação a pé.


No dia 1º, após o café da manhã na base da Cachoeira de Tombos, onde está situado o Monumento em homenagem aos índios, primeiros peregrinos do Caminho da Luz, obra realizada pelo Escultor Afonso Barra e encomendada pela ABRALUZ que, ao longo do trajeto já mandou construir outras cinco esculturas, dezenas de cicloturistas de vários estados rumaram para a Igreja de Nossa Senhora das Dores, no bairro Niterói, onde após uma Missa celebrada em intenção dos cicloturistas, os participantes receberam as Bênçãos dadas pelo Padre Francisco Célio da Rocha, partindo dali para a cachoeira Coronel Emílio Soares e de lá em direção a Catuné.

Durante o trajeto do 1º dia os cicloturistas passaram ainda pela centenária Fazenda Oliveira, datada de 1.859, casario que preserva sua estrutura original, também pela Mata do Banco, significativa Reserva Ambiental que preserva diversos animais e plantas endêmicas e novas para a ciência mundial. Antes da chegada a Catuné visitaram a Gruta da Pedra Santa, lugar de grande concentração de forças telúricas, visitada anualmente por milhares de peregrinos que lá vão em busca da cura física e espiritual. A Gruta tem em sua porta o segundo Monumento encomendado pela ABRALUZ desta feita a imagem de Nossa Senhora de Lourdes abençoando uma peregrina.

Ao longo de todo o trajeto os cicloturistas tiveram o apoio de Vitor Hugo, da Rastro de Luz, Dê, Picirica, Luiz Peixeiro e Pedro e também foram acompanhados pelo Presidente da ABRALUZ, Albino Neves, e pelos Dirigentes do Clube de Cicloturismo Rodrigo Telles e Eliana Garcia.

Após a dormida em Catuné, na manhã do 2º dia, os cicloturistas partiram em direção a Faria Lemos. Antes, porém, tomaram o café da manhã no Balnerário da Igrejinha, rumando a seguir para o Distrito de Água Santa, onde viram a água milagrosa que nasce em uma pedra no alto daquele Distrito e que deu origem ao nome daquela localidade.

Na subida do Lombo do Burro e também na descida para Pedra Dourada os cicloturistas puderam avistar, entre outras montanhas, os Picos da Bandeira, Cristal, Dedo de Deus (RJ), Pedra das Duas Irmãs (ES), o maior bloco de granito do mundo, a Pedra da Elefantina e um "mar" de montanhas. Em Pedra Dourada puderam conhecer, à frente da Igreja de São José, mais um Monumento esculpido por Afonso Barra, desta feita o Padroeiro daquela cidade abençoando um peregrino estrangeiro. Até a chegada em Faria Lemos passaram por diversas áreas de reservas de mata atlântica, cachoeiras e lugares de uma beleza cênica surpreendente.

Na cidade de Faria Lemos foram recepcionados no Centro de Gestão Ambiental, Cultural e Turística ao som da Corporação Musical José Ferreira. Naquele local também foram servidos o jantar e o café da manhã a todos por Sirlene e Alessandra Drumond e suas auxiliares.
No 3º dia de pedal em direção à cidade de Caiana, onde pernoitaram na Pousada Cristal, local onde também foi servido o jantar e o café da manhã dos participantes, os cicloturistas visitaram, ainda em Faria Lemos, a Igreja de São Mateus onde, na escadaria daquela Igreja em estilo romano/árabe, conheceram a 4ª escultura feita por Afonso Barra onde o Padroeiro São Mateus está abençoando um peregrino criança e afro-descendente.

Na saída da cidade conheceram o belo casario de propriedade de D. Márcia Ferreira, rumando dali para conhecerem uma das mais tradicionais fazendas da região, a fazenda do Coronel Novaes. Em direção a Carangola passaram ainda pela propriedade de Julinho Lobato e pela Serra dos Cristais de onde, do alto, puderam ver grande parte do caminho que haviam percorrido e parte do que iriam percorrer.

Em Carangola os cicloturistas conheceram o Monumento de Santa Luzia abençoando um peregrino deficiente visual, simbolizando todos os peregrinos deficientes físicos que já passaram e passam pelo Caminho da Luz. Por ser o maior Município da região, ali os cicloturistas deixaram suas bikes no pátio do Santuário de Santa Luzia enquanto foram cuidar de interesses pessoais.

Antes da chegada a Caiana os cicloturistas passaram pela Serra de Caiana e pelo leito da antiga Ferrovia, um dos mais belos trechos do Caminho da Luz, com minas de cristal, paredes adornadas por bromélias e avencas, túnel de pedra e diversos prédios da extinta Ferrovia.

No 4º e último dia os cicloturistas passaram por Espera Feliz e rumaram em direção ao Alto Caparaó, passando pelo Pontilhão de Ferro e circulando entre o rio e a Cordilheira do Caparaó, sendo recepcionados na Galiléia pela família de Claret e Luciana onde se deliciaram com os diversos quitutes da culinária mineira. Por falar em culinária mineira, a última refeição do grupo, no término do Caminho, foi no Restaurante Mineiro em Alto Caparaó, onde degustaram a tradicional comida feita em fogão a lenha. Na porta daquele Restaurante todos os participantes receberam seus Certificados de Ciclistas da Luz.
Faço minhas as palavras de Katherine: "o pedal Bike Luz 2012 foi mágico, a subida ao Pico da Bandeira surreal", Laerte Costa, Sete Lagoas/MG.

"Bike Luz tem que ter bis" - Cesar e Regina, São Paulo/SP.
"O pedal do Bike Luz foi mágico! Obrigada, Albino, por toda a organização e por promover esta festa", Kathy - SP.

"Talvez pudéssemos dizer é o acaso, mas não penso assim. Penso que de alguma maneira o universo vai juntando essas pessoas! Obrigado pelas conversas, pelas risadas, pelas paisagens divididas nos olhares". Fábio (FES) - SP.
"Agradeço a Deus por tê-los como companheiros e amigos nessa aventura na Zona da Mata Mineira.

Ao Albino, grande guru, idealizador, condutor e zelador do Caminho da Luz, homem do bem carregado de boas energias e a todos que participaram do staff do Caminho da Luz em nossa passagem, muito obrigado. Obrigado ao meu filho Vinícius pelo companheirismo. Enfim, obrigado Minas Gerais pelos odores, sabores, paisagens, montanhas e mineiros. Fiquem com Deus". Jair Amaral, Curitiba/PR.

Como fazem todos os anos, após a realização do evento, Albino Neves, Rodrigo Telles, Eliana Garcia e Vitor Hugo confirmaram o que todos sentiram ao longo do Caminho. A cada ano que passa o Bike Luz se torna um evento mais maduro, mais fechado e, apesar do êxito e da qualidade, sempre pensam e elaboram novos complementos para oferecer cada vez mais o melhor para os cicloturistas.
Na reunião também surgiu a idéia de consolidar um projeto que já vem sendo estudado pela ABRALUZ, Clube de Cicloturismo do Brasil e Rastro de Luz para implantação de novos passeios na região, sempre ligando os dois principais atrativos turísticos regionais, o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil e o Parque Nacional do Caparaó com o Pico da Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário