sábado, 16 de julho de 2011

ABRALUZ e Clube do Cicloturismo promovem o Bike Luz 2011

*Pelo terceiro ano consecutivo a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ e o Clube de Cicloturismo do Brasil promoveram o Bike Luz 2011, evento que reúne cicloturistas de todo Brasil para percorrerem a rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil.
Este ano estiveram presentes ao evento mais de 50 ciclistas de vários Estados como Pará, Rio Grande do Sul, Curitiba, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.
Os ciclistas ficaram encantados com a beleza cênica e a hospitalidade recebida ao longo do caminho e típica do povo do interior de Minas Gerais, enaltecendo a organização, a acolhida e o apoio, o qual foi feito pela Operadora Rastro de Luz, de propriedade de Vitor Hugo Cosenza Neves e Clarissa Assef.
Outro fato que foi reconhecido pelos participantes como de muito bom gosto foi a entrega de camisas estilizadas do Bike Luz, produzidas através da Nilcolor com apoio da Casa de Caridade de Carangola, Tecno Med, Cardiomed  e JS Diagnósticos e também da Prefeitura Municipal de Carangola .
Na abertura realizada no dia 3, na base da cachoeira de Tombos, início do Caminho da Luz, os cicloturistas foram recebidos pelo Prefeito de Tombos, Ivan Carlos de Andrade, o Diretor de Turismo Sandro Moreira e o Secretário de Obras, Hélio Furlani, quando foi oferecido um café da manhã.
Na noita anterior dezenas de cicloturistas participaram de uma confraternização no Restaurante Casarão, de propriedade de Terezinha e das filhas Michele e Eliete, onde puderam desfrutar do sabor da culinária italiana.
Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, saudou a todos dizendo que era uma grande satisfação recebê-los no evento, desejando a todos um bom passeio e aproveitou a ocasião para fazer uma referência especial a Rodrigo Teles e Eliana Garcia, do Clube de Cicloturismo do Brasil, destacando que a parceria entre as entidades possibilitava a realização de evento com qualidade e estrutura e finalizando fez um agradecimento especial ao Diretor Sandrinho, ao Prefeito Ivan Andrade e ao Secretário Hélio Furlani, que sempre tem demonstrado um carinho muito especial por todos aqueles que percorrem a via de peregrinação, mostrando a boa acolhida do povo mineiro.
Rodrigo e Eliana também exaltaram a parceria entre a Associação e o Clube, tendo Eliane lembrado a todos que aquele era um passeio ciclístico e não uma competição, solicitando aos participantes que, principalmente nas decidas, não ultrapassassem a média dos 40km/hora, por questão de segurança.
Já o Prefeito Ivan Andrade falou de sua satisfação em poder participar daquele momento e em nome do povo de Tombos desejou a todos um bom passeio, ressaltando que "as portas de Tombos estão sempre abertas, para receber a todos com carinho e atenção".
Após o café da manhã os cicloturistas participaram de uma Missa celebrada pelo Pe. Francisco Célio da Rocha, na Igreja N. Sra das Dores, no Bairro Niterói, sendo que, após a Missa, o Padre deu a Benção a todos os participantes do evento, que logo a seguir rumaram para a Cachoeira Cel. Emílio Soares e de lá para Catuné, onde, depois de visitarem a Gruta da Pedra Santa, pernoitaram a primeira noite.
Em Catuné a ABRALUZ fez uma parceria com a Escola Antonia Martins de Barros, dirigida pela Professora Shirley Areal, que recebeu os cicloturistas para a dormida coletiva e também serviu o jantar, contratado pela Associação. Já na manhã seguinte o café da manhã foi oferecido na comunidade da Igrejinha, também contratada pela Abraluz para esse fim, sendo o mesmo servido por Terezinha Natalina, D. Odete e Davi.
Em direção a Faria Lemos, os cicloturistas passaram pelo distrito de Água Santa, visitando a água que nome ao lugar, rumando de lá para Jacutinga e Pedra Dourada, onde foi servido um lanche na Pousada de Pedra Dourada, com o apoio de Paulo e sua família. Já em Faria Lemos, os cicloturistas, foram recebidos no Faria Lemos Clube, hoje sob a Direção de Harley Zielinski, sendo ali servido o jantar e o café da manhã, aos cuidados de Alessandra.



Na manhã do dia 5 os cicloturistas partiram para Caiana, antes, porém, visitando a Igreja de São Mateus e o Monumento ali esculpido pelo artista Afonso Barra, onde São Mateus abençoou a criança peregrina e o afro- descendente, sendo tirada no local uma foto de todos os participantes. Dali todos partiram para Carangola, onde foi feita uma parada no pátio da Igreja com o apoio do Padre Toninho e da Polícia Militar através do Cabo Olegário. Em Carangola, muitos participantes puderam visitar o comércio local, adquirir passagens para retornarem para suas cidades natais, além de comprarem fitas para filmadoras e outros produtos de seus interesses.
Em direção a Caiana os cicloturistas lancharam próximo ao campo de futebol da Parada General, percorrendo o trecho de Ernestina, um dos mais belos do caminho.
Em Caiana os participantes foram recebidos na Pousada Cristal, sob Direção de Marilene, onde jantaram, e no dia seguinte tomaram café da manhã, sendo que aqueles que dormiram coletivamente o fizeram no Salão Paroquial.
No dia 6, encerrando o evento, os cicloturistas passaram pela cidade de Espera Feliz, por Quicé e Pedra Menina, sendo recebidos na comunidade da Galiléia na propriedade da D. Adeil Torres Brinati, por ela, Luciana e familiares, que serviram a todos um lanche aos pés do altar dos índios rumando dali para o Alto Caparaó, onde receberam seus Certificados e almoçaram no Restaurante Mineiro, retornando depois em ônibus fretado para o ínicio do Caminho, onde alguns foram resgatar seus veículos e para Carangola onde foram embarcar. O transporte foi feito através de ônibus leito da Viação Novo Horizonte.
Durante todo o trajeto os cicloturistas tiveram o acompanhamento de um mecânico/guia contratado para dar apoio aos participantes e as bagagens foram transportadas por caminhão de aluguel de propriedade de Luiz Peixeiro.
Muitos participantes preferiram ficar em Alto Caparaó para conhecerem o Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira.
No dia 7, a equipe da ABRALUZ, do Clube do Cicloturismo e da Rastro de Luz  reuniram-se para avaliar o evento e também traçar novos planos para o Bike Luz 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário