sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pe. Toninho anuncia: Escultura de Sta. Luzia

*Criado em 2001 pelo Jornalista e Escritor Albino Neves, o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, remonta uma antiga trilha percorrida há séculos por índios vindos dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que encontravam-se na base da Cachoeira de Tombos, onde, segundo o indigenista Itatuitim Ruas, acontecia uma pajelança, marcando o início do ritual que seria concluído no topo do Pico da Bandeira, a Montanha Sagrada do Brasil, passando pela Gruta da Pedra Santa, em Catuné, Água Santa, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Galiléia (Caparaó) e Alto Caparaó, aproximadamente 200km, percorridos em 7 dias a pé, 4 de bike e 5 à cavalo.
Cercado pelas montanhas de Minas, o Caminho passa por fazendas centenárias, reservas de mata nativa, cachoeiras, santuários e pequenas cidades e dada a sua importância, o ex-Governador Aécio Neves, instituiu todo 3º domingo de julho, através da Lei 16.656/2007 de 05 de janeiro de 2007, o Dia do Caminho da Luz, como parte do calendário turístico do Estado.
A Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz, ABRALUZ, presidida por Albino Neves, é declarada de Utilidade Pública de Carangola através da Lei 3.610/2006 e de Utilidade Pública do Estado de Minas Gerais, através da Lei 16.580/2006.
Graças ao apoio, determinação e carinho do Deputado Estadual Durval Ângelo, o Caminho da Luz foi declarado Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais, em 15 de abril de 2009, através da Lei 18.086/2009.
Mais do que reativar uma antiga rota de peregrinação percorrida há séculos pelos índios, o Caminho da Luz trouxe para os Municípios de Tombos, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Caparaó e Alto Caparaó, uma nova identidade, tornando-os conhecidos no Brasil e no mundo através das inúmeras reportagens publicadas em jornais, revistas e rede de televisão, como participantes desta importante rota de peregrinação.
Ao longo dos anos, desde que foi reativada a rota de peregrinação, o Caminho da Luz tem recebido milhares de peregrinos, que percorrem a rota, a pé, de bike e a cavalo, sendo que já aconteceu inclusive uma Toyota Hilux Expedition, onde dezenas de veículos 4x4 percorreram o caminho, numa organização da Operadora de Turismo Rastro de Luz, dirigida pelos Empresários Vitor Hugo Cosenza Neves e Clarissa Assef Miller.
No início de 2010 o Presidente Albino Neves, contratou o Artista e Escultor Afonso Barra para esculpir, ao logo da rota de peregrinação, esculturas que visam homenagear as comunidades locais e os peregrinos, esculturas essas que em sua maioria também homenageiam os Santos Padroeiros das comunidades.
Na base da Cachoeira de Tombos foi feita a primeira escultura, desta feita homenageando os índios (primeiros peregrinos do Caminho da Luz), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (protetora do meio ambiente no Estado de Minas Gerais) e a Marinha do Brasil (guardiã das águas). O Monumento recebeu o nome de Itatuitim Ruas, em homenagem ao velho índio, que, ao longo de sua vida, sempre teve uma ação de proteção à raça indígena e também muito ajudou ao homem branco na promoção da Educação, da Cultura e da preservação ambiental. O Monumento foi inaugurado no dia 19 de julho pelo homenageado Itatuitim Ruas, o Presidente Albino Neves e o Prefeito de Tombos, Ivan Carlos de Andrade.
Em Catuné, a escultura de N. Sra. de Lourdes, esculpida próximo à entrada da gruta da Pedra Santa, homenageia aquela Padroeira, a mulher peregrina e a comunidade local. A escultura foi abençoada pelo Pe. Francisco Célio da Rocha durante a realização da Procissão de N. Sra., ocorrida no dia 18 de julho, quando estiveram presentes milhares de fiéis. A escultura foi inaugurada pelo Pe. e o Presidente Albino Neves.
Com o apoio do Prefeito Silvanir Andrade e do Pe. Francisco Célio da Rocha foi esculpida á frente da Igreja Gótica de São José, em Pedra Dourada, uma imagem de São José (carpinteiro) dando as Bençãos ao peregrino estrangeiro, sendo que para a inauguração desta escultura ainda não foi determinada a data, tendo em vista que o Prefeito Silvanir Andrade quer fazer no local um paisagismo especial para a composição do todo.
No início do mês de agosto o Presidente da ABRALUZ, Albino Neves, reuniu-se com o Pe. Antônio Feliciano - Toninho, no santuário de Sta. Luzia, em Carangola, para anunciar sua vontade de fazer com que a escultura que será feita pela ABRALUZ, homenageie Sta. Luzia, a Padroeira de Carangola e também ao peregrino deficiente visual, tendo em vista que dois deles já percorreram o Caminho da Luz, e também simbolizando a homenagem aos portadores de outras deficiências físicas que já percorreram e percorrem a via de peregrinação.
Pe. Toninho ficou de analisar um local que seria adequado para a colocação da escultura, solicitando que a mesma fosse uma réplica da imagem de Sta. Luzia que está no Altar-Mor do Santuário.
Em reunião realizada na Casa Paroquial no dia 23 de agosto, o Prefeito de Carangola, Patrick Drumond assegurou ao Pe. Toninho a preparação de uma rampa na lateral da Igreja, entrando-se nela pela Rua Marechal Floriano Peixoto, possibilitando o acesso aos portadores de deficiência física e a ampliação da calçada estendendo-se da frente da sede da Prefeitura Municipal até a entrada de carros da Igreja da Matriz.
Face aos anúncios feitos pelo Prefeito Patrick Drumond, e inspirado pelo fato da Matriz de Sta. Luzia ser um jubileu e, portanto, um Santuário, Pe. Toninho comunicou na semana passada ao Presidente Albino Neves que achava ideal que a escultura da Santa fosse feita no lado esquerdo da entrada do Santuário, de forma que todos os fiéis tenham acesso à imagem e que ela faça parte do conjunto do Santuário, o que de pronto foi acolhido pelo Presidente, que já contactou o Escultor Afonso Barra, comunicando-lhe o fato e também que o Pe.Toninho pretende inaugurar tal escultura em dezembro durante a comemorações da Semana de Sta. Luzia.
O Prefeito Patrick Drumond, comunicado sobre a decisão do Pe., disse que vai solicitar de sua Assessoria que faça e execute o projeto de ampliação do calçamento e da rampa de acesso aos portadores de deficiência para que tudo seja inaugurado em dezembro, nas comemorações do Jubileu. http://www.caminhodaluz.org.br/  -  http://www.rastrodeluz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário